As tecnologias de Realidade Virtual são comumente vistas em jogos e produtos destinados ao entretenimento. Porém, mostram seu enorme potencial e maleabilidade quando utilizadas para fins educativos, ou seja, em “jogos sérios” (do inglês serious games).

Estas tecnologias podem ser usadas, por exemplo, para tornar o treinamento de técnicos que realizam manutenção em linha viva — ou seja, em redes energizadas — mais seguro. Para isso, a Copel (Companhia Paranaense de Energia) e a Universidade Federal do Paraná firmaram uma parceira para desenvolvimento de um software em ambiente virtual destinado ao treinamento de técnicos.

A tecnologia simula uma subestação de energia elétrica da Copel, modelada em 3D pelo software Unreal. É possível navegar e interagir com os objetos usando equipamentos como óculos Rift e HTC Vive.

Quando concluído, o projeto terá a estrutura de um jogo em que os técnicos precisam realizar tarefas para aprender e avançar. Para isso, estão sendo mobilizados conhecimentos das teorias de aprendizado. Dessa forma, os técnicos terão seu treinamento preliminar de forma mais segura para depois praticar na subestação energizada.

Veja a demonstração de resultados parciais do projeto na Copel.

Na UFPR, o projeto tem execução multissetorial, com participação do professor Paulo Henrique Siqueira, do Departamento de Expressão Gráfica.

Responsável

Sergio Scheer

Departamento de Construção Civil

Consulte o lattes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1979), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993).

Foi professor da UFPR entre 1981 e 2017. Atualmente, é Pesquisador Sênior no Centro de Estudos de Engenharia Civil (Cesec). Atua nas áreas de engenharia civil e ciência da computação, com ênfase em processamento gráfico.

Pontos fortes

Realidade Virtual:
O projeto usa tecnologias de Realidade Virtual para garantir a imersão do usuário no ambiente. É um trabalho multidisciplinar de modelagem em 3D e programação de jogos.

Jogos sérios:
Jogos virtuais podem ser usados muito além do entretenimento. O projeto usa o conhecimento das teorias do aprendizado para criar um ambiente de aprendizado em Realidade Virtual.

Segurança:
Com o software em realidade virtual, há maior segurança no treinamento dos técnicos. Apenas posteriormente eles colocarão em prática seus conhecimentos na subestação energizada.

Acordos

Contrato número 67/2015. Status: Vigente. Acesse o acordo no Sigea.