As tecnologias de Realidade Virtual são comumente vistas em jogos e produtos destinados ao entretenimento. Porém, mostram seu enorme potencial e maleabilidade quando utilizadas para fins educativos, ou seja, em “jogos sérios” (do inglês serious games).
Estas tecnologias podem ser usadas, por exemplo, para tornar o treinamento de técnicos que realizam manutenção em linha viva — ou seja, em redes energizadas — mais seguro. Para isso, a Copel (Companhia Paranaense de Energia) e a Universidade Federal do Paraná firmaram uma parceira para desenvolvimento de um software em ambiente virtual destinado ao treinamento de técnicos.
A tecnologia simula uma subestação de energia elétrica da Copel, modelada em 3D pelo software Unreal. É possível navegar e interagir com os objetos usando equipamentos como óculos Rift e HTC Vive.
Quando concluído, o projeto terá a estrutura de um jogo em que os técnicos precisam realizar tarefas para aprender e avançar. Para isso, estão sendo mobilizados conhecimentos das teorias de aprendizado. Dessa forma, os técnicos terão seu treinamento preliminar de forma mais segura para depois praticar na subestação energizada.
Veja a demonstração de resultados parciais do projeto na Copel.
Na UFPR, o projeto tem execução multissetorial, com participação do professor Paulo Henrique Siqueira, do Departamento de Expressão Gráfica.
Responsável
Sergio Scheer
Departamento de Construção Civil
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1979), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993).
Foi professor da UFPR entre 1981 e 2017. Atualmente, é Pesquisador Sênior no Centro de Estudos de Engenharia Civil (Cesec). Atua nas áreas de engenharia civil e ciência da computação, com ênfase em processamento gráfico.
Pontos fortes
Realidade Virtual:
O projeto usa tecnologias de Realidade Virtual para garantir a imersão do usuário no ambiente. É um trabalho multidisciplinar de modelagem em 3D e programação de jogos.
Jogos sérios:
Jogos virtuais podem ser usados muito além do entretenimento. O projeto usa o conhecimento das teorias do aprendizado para criar um ambiente de aprendizado em Realidade Virtual.
Segurança:
Com o software em realidade virtual, há maior segurança no treinamento dos técnicos. Apenas posteriormente eles colocarão em prática seus conhecimentos na subestação energizada.
Acordos
Contrato número 67/2015. Status: Vigente. Acesse o acordo no Sigea.