O Linux Comunicações é uma customização do Linux para utilização em telecentros. Os telecentros são Pontos de Inclusão Digital (PID), sem fins lucrativos, disponibilizados pelo Governo Federal. Eles provêm acesso público e gratuito à internet com computadores disponíveis para diversos usos.
Para auxiliar no gerenciamento de telecentros e na realização de cursos e treinamentos, o Linux Comunicações possui uma interface amigável para o usuário e uma série de ferramentas.
O administrador do telecentro pode cadastrar usuários, configurar impressora e câmera de segurança, estabelecer tempo limite de uso dos computadores e muito mais. Os usuários podem armazenar arquivos e acessá-los posteriormente por meio de qualquer computador do telecentro.
O Linux, que serve de base para o Linux Comunicações, é um sistema operacional de código aberto, distribuído sob a licença pública GPL. Isso significa que a distribuição do Linux Comunicações é gratuita, sem necessidade de comprar uma licença – ao contrário de outros sistemas operacionais.
Esse produto faz parte da parceria estabelecida com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para desenvolvimento do Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério das Comunicações (SIMMC).
Responsável
Marcos Sfair Sunye ( Consulte o lattes ) – Departamento de Informática
Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná (1986), mestrado em Engenharia de Software pela Université de Nice (1987) e doutorado em Banco de dados pela Université de Bourgogne (1993). Sua linha de pesquisa principal é ciência da computação com ênfase em banco de dados.
Luis Carlos Erpen de Bona
Pontos fortes
Software Livre:
O Linux Comunicações é inteiramente desenvolvido utilizando softwares livres, com uma série de ferramentas e interface amigável.
Distribuição gratuita:
Ao contrário de outros sistemas operacionais, o Linux possui distribuição gratuita, o que é vantajoso para projetos como os Telecentros.
Gerenciamento de telecentros:
O Linux Comunicações oferece uma série de utilidades para o administrador do Telecentro, como a possibilidade de cadastrar usuários, configurar impressora e câmera de segurança, estabelecer tempo limite de uso dos computadores, entre outros.