Com o objetivo de proporcionar transparência dos investimentos públicos em saúde, surgiu o Projeto para Inovação de Sistemas de Informação em Saúde (Pinsis), uma parceria entre o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) e o Ministério da Saúde.
O software vai compilar dados dos equipamentos comprados pelo Ministério da Saúde, verificando se ele foi instalado, se está em operação, quantidade de pacientes atendidos e tempo de uso, entre outros fatores. O monitoramento possui dois objetivos: oferecer dados transparentes para a população e verificar se a porcentagem mínima (60%) de atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo atendida.
O projeto piloto está sendo realizado para monitorar os equipamentos de radiografia do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. Posteriormente, será criado um portal online para disponibilização pública dos dados.
Pontos fortes
- Transparência de recursos públicos: O software vai dar retorno à sociedade sobre os investimentos em equipamentos de saúde, mostrando como estão sendo usados.
- Monitoramento e otimização: Com base nos dados exatos, o Ministério da Saúde poderá monitorar e direcionar melhor seus investimentos em saúde.
- Dados abertos: Todos os dados serão disponibilizados de forma aberta, podendo ser consultados e utilizados por pesquisadores, jornalistas e pela população em geral.
Responsável
André Ricardo Abed Grégio ( Consulte o lattes ) – Departamento de Informática
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), Mestre em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2012), com período sanduíche na UCSB – University of California, Santa Barbara.
Áreas e interesses de pesquisa: segurança computacional em geral, comportamento de malware, Sistemas para análise de malware, Visualização, análise e mineração de dados de segurança, segurança em SDN e IoT.
Acordos
- Convênio número 138/2016. Status: Vigente. Acesse o acordo no Sigea.