O Laboratório C-Bio atua com pesquisas de técnicas computacionais inspiradas na natureza. O objetivo é desenvolver sistemas inteligentes que imitam aspectos de comportamento, como aprendizado, percepção, raciocínio, evolução e adaptação, ou seja, transformar o computador mais parecido com o ser humano.
Aplicações
Entre as possíveis linhas de atuação, as principais são:
- Machine Learning
- Bioinformática
- Computação Evolutiva
- Inteligência Coletiva
- Intelligent Mining of Data Science
Alguns projetos desenvolvidos:
- Programação Genética: Criando algoritmos genéricos para resolver diversos problemas: projetar algoritmos utilizados para resolver problemas computacionais. Neste projeto deseja-se reconhecer os blocos que compõem um bom programa, para isto, técnicas de aprendizado de máquinas podem ser usadas, com o objetivo de melhorar o projeto de programas em abordagens como a Programação Genética. Trabalhos tem aplicação de programação genética com sucesso para geração de algoritmos com resultados competitivos com literatura.
- Abordagem de representação contextual baseada em conjunto de agrupamentos: estudar, implementar e avaliar diferentes formas de refinar um modelo de representação de texto usando os conceitos de agrupamentos. Os textos são modelados através de gráficos heterogêneos, mas eles podem exibir documentos ou palavras e a relação entre eles é dada por uma análise estendida do contexto entre os elementos.
- Otimização de roteamento veículos: planejar rotas no cenário de evacuação de desastres. São quatro etapas: planejamento, ação, reação e recuperação.
- Jogos virtuais com Inteligência Artificial: algoritmo projetado de forma genérica para possibilitar ao jogador decisão e planejamento.
Para mais informações sobre o laboratório e mais projetos, acesse: http://www.inf.ufpr.br/cbio/cbio2/index.html ou entre em contato com a Secretaria de Projetos no e-mail projetos.exatas@ufpr.br e Telefone 41 3208-6312.