Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio hestia foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6121
Analise Térmica (STA) – Vitrine Tecnológica

O Analisador Térmico, modelo 449 F3 Jupiter da Netzsch, realiza análises térmicas simultâneas de materiais: termogravimetria (TGA) e calorimetria exploratória diferencial (DSC). A faixa de temperatura varia de ambiente até 900 graus celsius. A atmosfera pode ser inerte (nitrogênio) ou oxidante (com ar sintético). A quantidade de amostra testada é em miligramas.
A termogravimetria permite conhecer as alterações que o aquecimento pode provocar na massa de substâncias. Pode-se conhecer, por exemplo, a temperatura em que começam a decompor, acompanhar o andamento de reações de desidratação, oxidação, combustão e decomposição.
Já a calorimetria exploratória diferencial é usada para determinar as temperaturas de transição térmica, como por exemplo de fusão e cristalização, e suas respectivas entalpias. Mas a faixa de temperatura varia de ambiente até 900 graus celsius.

Ensaios realizados

Em termogravimetria (TGA), algumas possibilidades são:
• estabilidade térmica
• variação da massa
• reações que envolvam variação da massa por aquecimento

Já em calorimetria exploratória diferencial (DSC), é possível determinar (dentro do espectro de variação):
• temperaturas e entalpia de transições térmicas.