O Laboratório de Gerência de Dados e Informações atua na área de gerência de dados, misturando sistemas gerenciadores de bancos de dados tradicionais, com novos desafios de dados gerados e coletados de forma contínua, por sensores e armazenados na nuvem.

Aplicações
Entre as possíveis linhas de atuação, as principais são:

  • Sistemas gerenciadores de banco de dados;
  • Gerência e armazenamento de dados em outros meios, como na nuvem e redes de sensores;
  • Escalabilidade na Gerência e Armazenamento de Dados.

Alguns projetos desenvolvidos:

  • EGArD: integração de dados, bem como de gerência de dados em redes de sensores urbanas e em nuvem. Apresenta questões relativas à localidade e estrutura dos dados, além da integração de dados provenientes de fontes heterogênea O objetivo final é no futuro combiná-las para desenvolver uma infra-estrutura de armazenamento escalável que possibilite o acesso universal a dados localizados tanto em computadores tradicionais como em dispositivos sensores de forma simples e transparente.
  • EDGE (Evolution of Data Graphs Under Constraints): Cidades Inteligentes são uma iniciativa mundial leva a explorar melhor os recursos em uma cidade para oferecer maior serviços de nível para as pessoas. Nesse contexto, a computação urbana é um processo de aquisição, integração e análise de grandes dados heterogêneos gerados por diversas fontes em áreas urbanas como sensores, dispositivos de tráfego, veículos, edifícios e pessoas, para resolver os principais problemas que as cidades enfrentam, por exemplo a poluição do ar, aumento do consumo de energia e congestionamento do tráfego. A maioria dessas informações pode ser representada como gráficos, como a rede de transporte, em que locais (nós) são conectados por alguma forma de transporte público (bordas). O objetivo é o  desenvolvimento de técnicas para consulta e evolução de conjuntos de dados modelados em gráficos com base em restrições definidas pelo usuário. Nosso foco é mostrar como essas técnicas pode ser aplicado para recuperar efetivamente dados urbanos e ter mecanismos automatizados que garantem a consistência dos dados.

Para mais informações, acesse:
http://www.inf.ufpr.br/carmem/gdai/index.html ou entre em contato com a Secretaria de Projetos no e-mail projetos.exatas@ufpr.br e Telefone 41 3208-6312.